Quem somos


O ComVida Quiaios é um hotel de 3 estrelas situado na Praia de Quiaios – Figueira da Foz, pertencente à Cáritas Diocesana de Coimbra.

No supé da Serra da Boa Viagem, com uma área total de quase 9000m², rodeado de pinheiros bravos, o hotel é um convite à exploração dos sentidos, às vivências entre a serra e o mar de Quiaios.

Disponibiliza um serviço integrado de alojamento, refeições, salas de reuniões e convívio, áreas desportivas, ginásio e biblioteca. O minigolfe é outra das propostas de lazer, inserido na área do pinhal privado. O hotel dista apenas um passeio de bicicleta de 2 minutos da praia ou da piscina municipal.

É o espaço ideal para reuniões, conferências, festas/eventos temáticos, team building, convívios, retiros, batizados ou aniversários. Através de parcerias, pode proporcionar outras atividades de animação, culturais, caminhadas e passeios a cavalo ou jipe.

A vertente social é um dos pilares fomentadores da concretização deste empreendimento. Pretende-se que a sustentabilidade do ComVida Quiaios contribua de forma direta, constante e decisiva para a sustentabilidade de respostas/projetos sociais da Cáritas de Coimbra.

História

O ComVida Quiaios é o culminar de um processo de remodelação, concluído em 2011, que transformou um equipamento para colónias de férias da Cáritas de Coimbra - “Centro Social Santo António” - num interessante projeto de empreendedorismo e inovação social mais ajustado à procura atual.

Este projeto de Turismo Social, pioneiro na região Centro e um dos primeiros do país, teve, e tem, como objetivos principais: preencher as necessidades de alojamento na região, disponibilizar uma oferta turística a preços acessíveis, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade dos projetos da Instituição.

Aproveitando as caraterísticas únicas do espaço e da sua envolvente durante todo o ano, pretendeu-se dinamizar o empreendimento de forma que a sua utilização seja mais abrangente, não só no âmbito social, mas também turístico. Em 2018 iniciou-se o processo de conversão para unidade hoteleira de 3 estrelas, concluído no início de 2019.

Envolvente

A Praia de Quiaios é uma zona urbana consolidada, dotada na sua envolvente de espaços verdes, espaços públicos, parqueamentos e servida por boas infraestruturas.

Conhecida pela sua vasta e natural praia, encontra-se inserida numa paisagem que combina uma vastidão de vegetação com uma enorme extensão de areal. Um longo passadiço de madeira percorre as dunas da praia ligando-as às infraestruturas que servem os banhistas.

Entre a beira-mar e a imponente Serra da Boa Viagem, existem diversos percursos de caminhadas e eventos.

Os surfistas são também uma presença habitual, dadas as condições propícias à prática da modalidade.

A Figueira da Foz fica no litoral atlântico, junto à foz do rio Mondego, estendendo-se até ao Cabo Mondego. Cidade candidata a Património Mundial por ser um lugar exemplar do jurássico de rara visibilidade, é um dos centros turísticos mais importantes de Portugal, com o casino mais antigo de toda a Península Ibérica e único na região Centro, uma praça de touros, a praia urbana mais larga da Europa com equipamentos lúdicos e desportivos e uma animada vida noturna. A cerca de 10km da cidade, já no limite do concelho e próximo de Montemor-o-Velho, localiza-se o Sítio Classificado dos Montes de Santa Olaia e Ferrestelo com a estação de escavação mais importante do trabalho do arqueólogo figueirense António dos Santos Rocha que encontrou monumentos e objetos da Idade do Ferro. No monte, encontra-se ainda a capela de Santa Eulália com vista deslumbrante sobre os arrozais do Mondego aos seus pés.

O ComVida Quiaios dista cerca de 15 minutos da Figueira da Foz e da A17. O enquadramento territorial traz benefícios enquanto fatores fundamentais na opção dos turistas, assumindo o ComVida Quiaios um papel alternativo à oferta hoteleira da região.

Ativos diferenciadores

  • Mar
  • Natureza
  • Proximidade
  • Clima
  • História e cultura
  • Gastronomia
  • Eventos desportivos e de negócio
  • Tranquilidade
  • Bem-estar

 

 

ComVida Quiaios no suplemento Empresas+ do Jornal Público

11-01-2016

 

Ao Mar e à Serra

"Um projeto pioneiro na região Centro e que está a conquistar o mercado internacional"

ComVida Quiaios na plataforma On Coimbra

Download da brochura